Identidade visual e Branding x Logotipo e logomarca

O que é identidade visual? O que é branding? E como eles são diferentes de um logotipo? Não é uma pergunta estúpida. Até mesmo os designers e agências parecem estar confusos sobre esta distinção fundamental, por isso não ficamos surpresos quando os clientes se confundem. Muitas vezes, quando os clientes se referem a “nossa marca” eles estão […]

SONY DSCO que é identidade visual? O que é branding? E como eles são diferentes de um logotipo?

Não é uma pergunta estúpida. Até mesmo os designers e agências parecem estar confusos sobre esta distinção fundamental, por isso não ficamos surpresos quando os clientes se confundem.

Muitas vezes, quando os clientes se referem a “nossa marca” eles estão falando sobre o seu logotipo, e não a sua marca mesmo. Diversos designers, agências, desenvolvedores web e empresas de marketing afirmam que eles “fazem branding”, mas mais frequentemente do que não está realmente se referindo ao design do logotipo.

Então, o que é uma marca?

Uma das melhores definições de uma marca é do livro de Marty Neumeier, a marca Gap: “A marca é a sensação que uma pessoa tem ao deparar-se com um produto, serviço ou organização.” Simples, certo? É muito mais do que o logotipo em seu cartão de visita.

O que é um logotipo?

Um logotipo é um gráfico e/ou a marca tipográfica que identifica sua empresa. É apenas um dos elementos, embora um elemento muito importante, da sua empresa. Logotipos são uma forma tangível de expressar um pouco da essência e as características da sua marca, mas não há nenhuma maneira de um logotipo poder representar ou ilustrar tudo sobre a sua marca.

Em vez disso um logotipo serve como um atalho visual ou assinatura da empresa. Você pode pensar o logotipo como a “caixa da sua marca” onde as pessoas podem armazenar mentalmente toda essa informação perceptiva (tanto positivos quanto negativos), para mais tarde recordar.

Um bom logotipo é um importante ativo de marca e uma maneira de ajudar a diferenciar-se da sua concorrência e comunicar a essência de sua marca no mercado.

O que é mais importante?

Ambos. Um branding forte e um logotipo atraente são importantes se você está tentando posicionar sua empresa e conduzir o seu crescimento, mas é o que as pessoas pensam e sentem em última instância sobre a sua empresa (seu branding) que impacta mais no sucesso do seu negócio.

Precisa fortalecer o branding da sua empresa e criar um logotipo?

ENTRE EM CONTATO!